O conceito de Lean nasceu na década de 50, nas fábricas da Toyota, empresa que – por consequência – passou a ser reconhecida por sua eficiência operacional.
Lean pode ser traduzido como “enxuto”. No contexto empresarial, o pensamento Lean remete à compreensão e avaliação continua dos processos de negócios com o objetivo de eliminar o desperdício, aumentar a eficiência e criar mais valor. Espera-se que, quando concretizados, estes objetivos desdobram em benefícios como redução de custos e melhor satisfação do cliente.
Dito de maneira um pouco mais técnica, o Lean visa estudar processos, identificar, reduzir e evitar atividades desnecessárias em busca da melhoria contínua. Para tanto, é necessário escutar e entender o cliente, como premissa para que os excessos desnecessários sejam adequadamente percebidos e evitados.
Alguns exemplos de desperdícios comuns que as boas práticas de Lean buscam enxugar:
A capacitação contínua dos funcionários é outra característica fundamental do conceito Lean, para que estejam aptos a gerar valor ao cliente. É um pre requisito para a eficiência operacional.
Existem 05 princípios básicos do pensamento Lean:
O Lean IT nada mais é do que um desdobramento do Lean; a aplicação de suas práticas e fundamentos de uma forma adaptada aos processos de Tecnologia da Informação nas empresas, com objetivo de obter seus benefícios na entrega de serviços de TI. Um conjunto de técnicas e práticas que visam simplificar entrega e suporte de serviços de TI para gerar valor às empresas / clientes.
O Lean IT tem sido muito utilizado por empresas para potencializar os resultados da gestão de serviços de TI. Por este motivo, é muito comum que se mencione está boa prática como ideal para ser utilizada junto com a ITIL.